Temas Livres

XVII COPATI – Congresso Paulista de Terapia Intensiva 2021

REGULAMENTO PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

  1. Das datas de recebimento dos trabalhos

1.1 A data limite para o recebimento dos trabalhos será 30/08/2021 valendo a data de preenchimento e envio do formulário eletrônico.                                                

Não haverá prorrogação deste prazo. A submissão do trabalho não estará vinculada à inscrição no congresso.

  1. Do local para o envio dos trabalhos

2.1 Os trabalhos deverão ser encaminhados via on-line utilizando-se o formulário eletrônico disponível no site do evento.

  1. Da comissão julgadora

 3.1 Os trabalhos serão analisados pela Comissão Avaliadora do XVII COPATI – Congresso Paulista de Terapia Intensiva.

3.2 Terão preferência os trabalhos inéditos, ainda não apresentados em outros congressos.

3.3 Somente serão aceitos trabalhos originais, relatos de caso, desde que tenham indiscutível peculiaridade e revisões de literatura, desde que sistemáticas.

3.4 A comunicação sobre a aprovação ou não será através de informação enviada pelo sistema do site do evento, no qual o trabalho foi submetido, até o dia 09/09/2021

  1. Dos trabalhos

4.1 Um dos autores deverá estar inscrito no XVII COPATI – Congresso Paulista e Terapia Intensiva até o dia 15/09/2021. Caso o autor não seja o apresentador do trabalho, deverá haver a inscrição do apresentador também. O valor da inscrição obedecerá o calendário progressivo estabelecido para o evento.

4.2 O resumo deverá ter no máximo 350 palavras e obedecer estritamente as regras de formatação abaixo anunciadas.  Resumos fora da padronização não serão considerados para análise.

4.3 Título: incluir em um retângulo o título completo do trabalho, primeira letra em maiúsculas e o restante em minúsculas, ressalvadas as regras do português para utilização de maiúsculas.

 4.4 Autores: escrever os  nomes  dos autores por extenso: os nomes serão separados entre si por vírgula. Ex: Carmen Valente Barbas, Ary Serpa.             O nome do apresentador deverá estar identificado sublinhados.

4.5 Afiliação: Deve constar apenas a instituição principal de cada autor, sem NENHUMA menção à função do mesmo dentro desta instituição. Será permitida apenas a citação de uma instituição por autor. Colocar o nome por extenso, abreviatura entre traços (se for o caso) cidade (estado), país. Exemplo: Disciplina de Pneumologia, Universidade Estadual de São Paulo – USP – São Paulo (SP), Brasil.

4.6 Texto do resumo:

Para artigos originais, utilizar parágrafos nas subdivisões (Objetivo, Métodos, Resultados, Conclusão, escritos em negrito, caixa baixa com a primeira letra em maiúscula). Não colocar introdução ou discussão como itens separados. Apenas esses quatro itens serão considerados e o restante do texto será deletado.

Os relatos de casos deverão conter uma breve introdução, descrição do caso e comentários, sem estruturação em parágrafos, ou seja, o resumo não deve ser estruturado.

Deve-se evitar o uso de abreviaturas. Nos casos em que elas sejam absolutamente necessárias, deve-se colocar o significado por extenso da primeira vez em que elas são usadas.

Não serão aceitas figuras e/ou tabelas.

Referências não são necessárias, mas podem ser acrescentadas caso os autores julguem ser fundamental para o entendimento do resumo, dentro do limite de 350 palavras.

4.7 Da classificação: Não esquecer de selecionar se o trabalho é da área adulto ou pediátrico/neonatal e dentro da área, classificar o tema de seu trabalho, conforme a tabela abaixo.

INSUFICIÊNCIA RESPIRATÓRIA E VENTILAÇÃO MECÂNICA

EPIDEMIOLOGIA

GESTÃO, QUALIDADE E SEGURANÇA

INFECÇÃO NO PACIENTE GRAVE

CHOQUE E MONITORIZAÇÃO HEMODINÂMICA

TERMINALIDADE, HUMANIZAÇÃO E ÉTICA

SEPSE

SUPORTE NUTRICIONAL, METABÓLICO E RENAL

ÍNDICES PROGNÓSTICOS

HEMOSTASIA, TROMBOSE E TRANSFUSÃO

EMERGÊNCIAS E CORONARIOPATIAS

SUPORTE PERIOPERATÓRIO, TRANSPLANTE E TRAUMA

ANALGESIA E SEDAÇÃO

NEUROINTENSIVISMO

  1. Da apresentação dos trabalhos selecionados

 

5.1 Do formato dos pôsteres


A apresentação do poster deverá ser feita em powerpoint contendo no mesmo 7 slides.   Sugere-se um slide de introdução, dois para métodos, dois a três para resultados e um para conclusão.

Os autores deverão enviar sua apresentação ao evento, até a data acima citada.

Os trabalhos serão avaliados por uma comissão avaliadora do COPATI. Caso a comissão julgue necessário algum ajuste no seu trabalho, o autor receberá um comunicado por e-mail.

5.2. Exposição

 

Os trabalhos ficarão expostos durante os três dias do Congresso em um área específica para os Posteres, dentro da Plataforma do evento e poderão ser acessados por todos os participantes.

A Comissão Avaliadora terá um horário específico para as avaliações e não será necessária a presença do autor/apresentador. 

  1. Certificado

 6.1 O certificado será impresso por trabalho contendo o nome do autor e co-autores.

  1. Premiação

 

7.1 As premiações serão especificadas em regulamento em separado.

  1. Disposições gerais

 8.1 Situações que não estejam previstas no presente regulamento serão resolvidas pela Comissão Organizadora.

XVII COPATI – Congresso Paulista de Terapia Intensiva 2021 REGULAMENTO PARA PREMIAÇÃO DE TRABALHOS

CIENTÍFICOS

1 – Da Exposição
Os trabalhos aprovados pela comissão avaliadora serão expostos durante os três dias do XVII COPATI – Congresso Paulista de Terapia Intensiva, de 23 a 25 de Setembro de 2021.

2 – Da avaliação
Durante o COPATI a comissão avaliadora escolherá os três melhores trabalhos submetidos na área Adulto e o melhor trabalho submetido na área Pediatria/Neonatal.

3 – Os Resultados
Os resultados serão divulgados ao final do XVII COPATI, dia 25/09/2021 as 17h45 do dia, na sala Adulto.

4 – Da Premiação da SOPATI
Os três melhores trabalhos na área Adulto ganharão uma inscrição para o XVIII COPATI e a menção em Certificado Especial com a classificação do trabalho.
A Premiação para o melhor trabalho na área Pediatria/Neonatal será uma inscrição para o XVIII COPATI e a menção em Certificado Especial com a classificação do trabalho.

5 – Premiação Especial pelo Laboratório Cristália
O laboratório Cristália irá premiar o melhor trabalho exposto na área de Neurointensivismo e o melhor trabalho exposto na área de Sedação e Analgesia.

O valor para cada trabalho acima citado é de R$2.500,00.